Trab. Previdência

Mercosul terá sistema de comunicação previdenciária

Da Redação (Brasília) ? Um projeto de transmissão e validação de dados, entre os sistemas previdenciários dos quatro países que fazem parte do Mercosul, já está em andamento e será operacionalizado até o final de 2007. Os governos envolvidos desejam informatizar todas as comunicações previdenciárias entre os países do Mercosul.

"O sistema vai permitir que o processo de pedidos de aposentadorias, que precisem comprovar tempo de contribuição em mais de um país, seja acelerado", afirma o secretário de Previdência Social, Helmut Schwarzer.

Em dezembro do ano passado, a Dataprev e a Administração Nacional de Seguridade Social da Argentina realizaram um teste de troca de dados entre os dois países que comprovou a possibilidade de transmissão dos dados. No início deste mês, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a execução do sistema. O projeto conta com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para investimentos na área de Tecnologia da Informação, como aquisição de softwares e hardwares, para que a transmissão seja operacionalizada entre os quatro países.

Com a implantação do sistema, será possível criar formulários eletrônicos entre os países que compõem o Mercosul, realizar estudos sobre migrações e o perfil sócio-econômico dos imigrantes. "A tendência atual é de que a economia brasileira se internacionalize e que crie um mercado de trabalho comum dentro do Mercosul", acredita Schwarzer.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado