Tributária

Contribuinte economiza tempo ao importar dados do IR 2004

por: Paloma Brito
SÃO PAULO – Se você declarou o Imposto de Renda em 2004, talvez não saiba que pode ter o preenchimento da declaração deste ano facilitado. Isto porque é possível importar os dados do documento entregue no ano passado.

O que pode ser importado?
De acordo com a Receita Federal, a ficha de identificação do contribuinte, com exceção dos campos de endereço, pode ser importada.

Já a importação do endereço não tem sido possível em 2005, porque a Receita deseja atualizar as informações constantes em seus arquivos, de forma que, se permitisse a recuperação dos dados do ano passado, poderia captar algum dado desatualizado que fatalmente não seria corrigido.

Outras informações que podem ser importadas são aquelas relativas a bens e direitos (se valor do campo situação em 31/12/2003 for diferente de zero); dívidas (obedecendo a mesma condição do caso anterior); dependentes; nomes, CPF e datas de nascimento dos dependentes; e dados sobre atividade rural.

Para quem, no ano passado, havia optado por entregar a declaração pela versão Java, a Receita informa que não há problemas em importar os dados no programa IR 2005 Windows e vice-versa.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado