Trab. Previdência

Novo sistema vai controlar situação dos devedores do INSS no CADIN

A Coordenação-Geral de Matéria Tributária da Procuradoria-Geral Federal (PGF), responsável pela cobrança dos créditos do INSS, implantará na próxima sexta-feira (08/04), o Sistema CADIN/INSS, em parceria com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). O objetivo é informatizar os procedimentos de movimentação e controle da situação de empresas devedoras do INSS, junto ao Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de órgãos e entidades federais (CADIN), mantido pelo Banco Central.

Esse novo sistema vai aperfeiçoar as rotinas de inclusão, suspensão, alteração, baixa e reativação dos devedores no CADIN. Além de aumentar a confiança das informações e a agilidade dos procedimentos, também diminuirá a atuação de servidores na atualização dos dados. A maioria das informações será processada automaticamente, sempre que a atualização das fases dos créditos no sistema de acompanhamento da cobrança – o Sistema DIVIDA – acarretar alguma alteração da situação do devedor no CADIN.

O aprimoramento da atuação do INSS junto ao CADIN ajudará as atividades de cobrança de créditos, com o conseqüente aumento da arrecadação. A inclusão e a permanência de empresas devedoras no CADIN traz importantes implicações para a vida das pessoas físicas e jurídicas, pois impede a contratação de empréstimos e prejudica a movimentação financeira junto aos bancos públicos e privados. Para regularizar a situação da empresa no CADIN, os débitos devem ser parcelados ou liquidados.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado