Corporativa

Norma orienta empresa para responsabilidade social

Um passo-a-passo para empresas que desejam ser responsáveis socialmente. Assim pode ser definida a Norma 16.001, que traz uma série de recomendações para uma gestão consciente. Trata das relações com clientes, fornecedores, meio ambiente e ética ? aspectos que também estão entre as prioridades dos pequenos e médios negócios.

Criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma foi feita com a ajuda de entidades como o Inmetro e o Sebrae. Ela não é obrigatória, mas deve cair no gosto dos empresários, já que a responsabilidade social está na pauta do mundo corporativo.

? O consumidor aprova empresas que optam por uma gestão responsável. O cliente faz suas escolhas levando em conta preço e qualidade, mas também o posicionamento da empresa ? afirma Lúcia Mendonça, gerente do Sebrae Nacional.

Com a ajuda da norma, o empresário pode verificar se a empresa participa do desenvolvimento da comunidade, se segue leis de concorrência (sem práticas desleais), se não traz prejuízo ao meio ambiente, se combate a discriminação no ambiente de trabalho, se tem compromisso com o crescimento de seus profissionais e se promove a cidadania.

? A norma diz que o empresário deve seguir todas as leis, estabelecendo requisitos mínimos para uma gestão responsável. E, quando há interesse, isso não é uma tarefa difícil ? explica Lúcia.

Segundo a gerente do Sebrae, o Brasil já ocupa um lugar de destaque quando o assunto é responsabilidade social. Ainda assim, continua, é preciso trabalhar a conscientização do empresário:

? O Sebrae já vem mostrando ao empreendedor o que se ganha ao promover ações sociais. E, até para melhor orientá-lo, produziu uma cartilha.

A Norma 16.001 é o primeiro passo para a criação de uma certificação voluntária ? uma espécie de ISO da responsabilidade social que ficará pronta até agosto. E a norma abriu espaço para que o país esteja à frente da discussão sobre uma certificação internacional.

Para ter acesso à Norma 16.001, é preciso entrar em contato com a ABNT. O site da entidade é http://www.abnt.org.br/ e seu telefone, 3974-2300.

Fonte: O Globo

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado