Tributária

Extrato para Imposto de Renda pode ser obtido pela Internet

Do Rio de Janeiro (RJ) – Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2005 (relativa ao exercício de 2004). De acordo com a Receita Federal, nove milhões de pessoas ainda não entregaram suas declarações. Os segurados do INSS que percebem valores anuais acima de R$ 12.696,00 (valor máximo de isenção do IR) receberam o ?Extrato para Imposto de Renda? entre março e o início de abril. No entanto, os segurados que têm outros rendimentos e precisam desse documento podem obtê-lo por meio da página da Previdência Social na Internet.

As Agências da Previdência Social (APS) têm recebido uma grande demanda de pedidos de Extrato para Imposto de Renda. Na APS Volta Redonda são 50 pedidos diários; na APS Angra dos Reis, 35; APS Itaboraí, 30; Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, 20 cada. No total, na Gerência Volta Redonda são 215 extratos emitidos diariamente. Nas Gerências Petrópolis e Campos dos Goytacazes a média é de 35.

O segurado do INSS pode obter esse documento na página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), não sendo necessário o seu deslocamento até uma agência. Para isso, deve clicar em ?Trabalhador com Previdência?, depois em ?Mais serviços? e em ?Extrato para Imposto de Renda?, quando, então, serão solicitados o Número do Benefício e a data de nascimento do segurado. Então, é só imprimir.

Se algum segurado caiu na ?malha fina? (quando há divergência entre os dados declarados pelo contribuinte e os bancos de dados da Receita Federal, ou o contribuinte está em situação irregular junto à Receita), precisará de Extratos para Imposto de Renda dos anos anteriores, para acertar a sua situação. Este documento só pode ser obtido nas Agências da Previdência Social. A APS Barra da Tijuca informou que também tem havido uma procura por este documento. (Patrícia Rocha)

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado