Tributária

Cartão poderá ser utilizado para o pagamento de IR

Mônica Izaguirre De Brasília
As pessoas físicas que tiverem Imposto de Renda a pagar possivelmente poderão usar cartão de crédito ou de débito para fazer o pagamento do imposto a partir da próxima declaração anual do Imposto de Renda, em 2006. A implantação de um sistema que permita o uso de cartões já está sendo discutida entre a Visa e a Secretaria Receita Federal (SRF).

A informação foi dada pelo vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa no Brasil, Ernauton Pires. “As negociações estão em andamento. Acredito que, no próximo mês, teremos uma posição”, disse ele ao Valor.

A idéia, informou, é incluir a possibilidade de pagamento eletrônico via cartão no próprio programa de declaração que a Receita disponibiliza em sua página na internet. Uma vez terminado o preenchimento da declaração, havendo imposto a pagar, apareceria na tela um espaço para que o contribuinte informasse o número de seu cartão Visa ou VisaElectron, caso fosse essa a forma de pagamento escolhida. A opção valeria inclusive para parcelamento do imposto, em até seis vezes.

O pagamento eletrônico, via internet, até existe hoje. Mas só mediante preenchimento de Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e entrada na conta bancária da pessoa. Com o uso do cartão, o contribuinte que optasse pelo parcelamento não precisaria se preocupar em preencher e pagar um Darf a cada vencimento das parcelas devidas, pois elas viriam na fatura do cartão.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado