Tributária

Fenacon leva proposta de leiaute unificado ao DNRC

A Fenacon se reuniu, no último dia 6 de abril, com o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), em Brasília. A finalidade do encontro foi entregar ao DNRC a proposta preliminar de Leiaute Unificado, elaborada pelo Grupo de Trabalho do Confaz/Cotepe, do qual fazem parte a Fenacon e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e consultar se o Departamento tem interesse em participar da discussão e formatação do leiaute final.

O novo leiaute pretende unificar e padronizar as informações contábeis disponibilizadas pelas empresas. Com essa padronização, será possível racionalizar as obrigações acessórias atualmente existentes.

Para Valdir Pietrobon, vice-presidente Institucional da Fenacon, a participação do DNRC na elaboração do Leiaute Unificado é importante, pois irá facilitar o processo de implantação.

O diretor do Departamento, Getúlio Lacerda, disse que vê de forma bastante produtiva uma parceira com a Fenacon e o CFC. ?Trabalhar em conjunto vai contribuir para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos à sociedade?.

Outro assunto apresentado foi a implantação dos livros fiscais em formato digital, por meio de software oficial fornecido aos contribuintes. Atualmente, as juntas comerciais dos Estados recebem esses livros fiscais somente em papel. A proposta é que elas passem a recebê-los também em formato digital.

O contador Luiz Gustavo esclareceu que em Pernambuco isso já ocorre. O trabalho de implantação dos livros em formato digital, naquele Estado, foi coordenado por ele. A Fenacon colocou à disposição do DNRC essa experiência de Pernambuco, como ponto de partida para implantação em âmbito nacional.

A proposta foi recebida com entusiasmo pelo diretor do DNRC, Getúlio Lacerda, que se comprometeu a estudar o assunto e dar um retorno à Fenacon.

Estiveram presentes na reunião, pela Fenacon, Valdir Pietrobon, vice-presidente Institucional, Nivaldo Cleto, diretor de Tecnologia e Negócios, e o contador Luiz Gustavo Cordeiro da Silva. Pelo Departamento Nacional de Registro e Comércio, participaram do encontro, Getúlio Lacerda, diretor do DNRC, e Rômulo Guimarães Rocha, coordenador-geral dos Serviços de Registro Mercantil.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado