Tributária

Gaúchos ainda acertam IRPF

A Receita Federal registra um bom movimento de contribuintes que ainda estão acertando as contas com o Leão. O prazo para a declaração de rendimentos do Imposto de Renda Pessoa Física IRPF) 2005, ano-base de 2004, se encerrou no último dia 29 de abril. Mas, conforme revelou o superintendente-adjunto da Receita no Estado, Vito Mandarino Gallo, que não cita números, as declarações continuam chegando diariamente via Internet aos computadores do órgão.

Quem não enviou dentro do prazo, já está pagando multa. Neste caso, as declarações só podem ser feitas pela Internet ou em disquetes. No caso de imposto devido, o desembolso é de 1% ao mês até 20%, observados os valores mínimos de R$ 165,74. Não havendo imposto devido, a multa fica em R$ 165,74. Gallo está surpreso com o número de declarações este ano, superando em 64 mil as expectativas. No total, foram 1,69 milhão de declarações, 4% a mais do que em 2004. Desse total, 98% foram feitas via Internet.

Os beneficiários do INSS, inclusive os com mais de 60 anos, que enviarem a declaração retificadora do IR até o dia 15 de maio terão preferência na restituição. Cerca de 1,3 milhão deles devem ter recebido o comprovante com erro. O primeiro lote está previsto para 15 de junho e o último, para 15 de dezembro.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado