Tributária

Bancos agora vão emitir e-CPF e e-CNPJ

Os bancos estão entrando na batalha para popularizar o e-CPF e o e-CNPJ, que são as formas eletrônicas do Cadastro de Pessoas Físicas e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Segundo a Febraban, o objetivo é que as agências bancárias emitam 500 mil desses certificados eletrônicos no primeiro ano. "Atualmente, quando alguém quer ter um CPF convencional, ele procura uma agência bancária. Então, nada mais natural do que os bancos também passem a emitir o e-CPF", comenta Francimara T. Garcia Viotti, coordenadora do grupo de trabalho da Febraban que divulga a tecnologia.

Na opinião dela, o maior entrave hoje é o custo para obter os certificados, que pode chegar a R$ 400. "Estamos brigando para que esse custo caia e já conseguimos que fique abaixo de R$ 50, contando a certificação, o cartão com chip e o leitor, que irá conectado ao micro do usuário", diz, enfatizando que as agências bancárias só começarão a emitir o e-CPF e o e-CNPJ no fim do semestre.

Francimara explica que o e-CPF e o e-CNPJ são certificações digitais criadas para facilitar o relacionamento do contribuinte com a Receita Federal. Este ano, por exemplo, quem declarou o Imposto de Renda com o e-CPF tem a promessa de que receberá a restituição no primeiro lote.

"Escolhemos adotar esse tipo de certificação por apresentar menor custo, maior número de aplicações, menor impacto na performance das aplicações, maior disponibilidade dos sistemas e maior confiabilidade dos dispositivos de armazenamento das informações. O e-CPF e e-CNPJ não podem ser clonados e vão dar mais seguranças em diversas transações financeiras."

Segundo ela, as fraudes no internet banking ocorrem hoje uma vez que os hackers invadem as máquinas dos clientes e descobrem suas senhas. No futuro, para acessar a sua conta ou fazer alguma transação pela rede, o cliente deverá inserir no leitor o seu cartão de e-CPF. Isso deverá diminuir a ação dos fraudadores. O mesmo deverá ocorrer quando o cliente for sacar ou realizar alguma operação nos caixas eletrônicos, talvez o usuário tenha de inserir dois cartões na máquina, o do banco e o e-CPF.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado