Tributária

Site simula imposto sobre lucro das empresas

Bárbara Oliveira 
Calcular impostos é sempre uma tarefa árdua para qualquer empresa, principalmente na hora de pagar. Mas se não dá para pagar menos, pelo menos a forma de calcular pode ficar mais intuitiva com a ajuda dos simuladores fiscais. A People Solutions, desenvolvedora de softwares de gestão empresarial, está lançando um simulador fiscal online para ajudar as empresas na hora de avaliar a carga fiscal a partir do lucro presumido ou lucro real.

"A maioria dos departamentos de contabilidade não sabe qual a melhor opção na hora de pagar o Imposto de Renda ?se sobre o lucro real ou sobre o presumido? e isso provoca perdas de dinheiro", diz Jorge Dias, diretor da People.

Ele dá o exemplo de uma empresa que fatura R$ 5 milhões por ano, e que pode pagar até R$ 60 mil a mais se fizer a opção errada. Dias explica que, geralmente, a companhia que tem menos de 30% da margem deve optar pelo lucro real e não presumido, como acontece na maioria das vezes. O lucro presumido é uma forma de tributação que utiliza como base de cálculo do imposto um porcentual sobre a receita bruta.

Antes de tomar a decisão, Dias aconselha que o contador ou diretor da empresa entre no site da People Solutions ( www.peoplesolutions.com.br ) e clique no link do simulador. Na tela que abre, ele deve escolher o tipo de atividade da empresa ?se da área de transportes, hospitalar, venda de mercadorias, atividade rural etc.? e, a partir daí, terá acesso aos campos a serem preenchidos: faturamento bruto anual, margem sobre os custos da empresa e os créditos de PIS/Cofins estimados sobre compras. Com base nessas informações mínimas, o simulador calcula o valor do lucro presumido e o do real e informa o total dos impostos a serem pagos.

É claro, que a partir daí, se a empresa tiver interesse, poderá contratar o serviço de consultoria Gestão Web, da People, que põe à disposição dos clientes um banco de dados, softwares, servidores e pessoal especializado para o trabalho de gestão empresarial. Segundo Jorge Dias, "a ferramenta de simulação online e um software de gestão correto ajudam na redução dos custos e garantem mais lucratividade para as empresas."

Menos impostos ? Outros simuladores de impostos disponíveis na internet são a Calculadora de Impostos ( www.contribuintecidadao.org.br ) e o Impostômetro ( www.impostometro.org.br ), iniciativas da Associação Comercial de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

O primeiro apura para o contribuinte todos os impostos que ele paga sobre salário/rendimentos, consumo e patrimônio, o que pode trazer resultados surpreendentes e desagradáveis para o cidadão.

Já o Impostômetro considera todos os valores arrecadados em tributos pelas três esferas de governo: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária, e funciona como um termômetro, fornecendo a comparação entre as arrecadações de todos os Estados brasileiros e quanto cada um está arrecadando naquele dia, no mês e no ano (acumulado). Também informa quanto estamos pagando de impostos por segundo, por minuto, por hora, por dia, por mês e neste ano de 2005.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado