Tributária

IPI de máquinas terá alíquota zero

Brasília – O governo vai reduzir a zero, ainda este ano, a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bens de capital, com o objetivo de estimular investimentos. Essa medida faz parte de um conjunto de quatro novas "bondades" tributárias, que o governo deverá discutir com empresários nos próximos dias.

As demais medidas são: alongamento do prazo para recolhimento do Imposto de Renda de semanal para mensal, o fim da cobrança de tributos para empresas exportadoras de software e a suspensão do recolhimento de tributos federais, inclusive o PIS e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que incidem sobre as máquinas e equipamentos para novos investimentos de empresas cuja produção é voltada para a mercado externo.

O presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Alessandro Teixeira, informou que as medidas de desoneração devem ser anunciadas até o início de junho. Ele disse que a antecipação do cronograma de desoneração do IPI sobre bens de capital deverá ser incluída nessa nova rodada de medidas que visam estimular o investimento no país.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado