Tributária

Uma retificação do IR pode ser insuficiente

NOVELA DO LEÃO – Ex-funcionários do Banestado podem cair na malha fina por falha da Funbep

Albari Rosa

Curitiba ? Os funcionários aposentados do antigo Banestado, hoje Banco Itaú, ligados à Fundação Banestado, de Seguridade Social (Funbep) podem ter um novo problema para resolver em relação à declaração de Imposto de Renda 2005. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Aposentados, Paulo Zanetti, ex-funcionário do banco, o fundo de pensão está enviando novos demonstrativos de rendimentos referentes ao ano passado, já que os primeiros estavam incorretos. Cerca de 2,7 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já estão sendo obrigados a retificar a declaração porque o INSS não incluiu nos documentos a bonificação no valor de R$ 100, paga aos beneficiários a partir de julho.

?Achei que estava tudo resolvido, mas estou tendo que fazer a minha segunda retificação?, reclama Zanetti. No caso dele, a diferença é de cerca de R$ 200. Embora a diferença de imposto a pagar ou restituir seja pequena, os aposentados são obrigados a fazer a retificação para não cair na malha fina da Receita Federal.

A Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado (Afabe) não tem detalhes sobre o problema, mas informa que já recebeu uma série de telefonemas de associados que receberam o novo demonstrativo e estão com dúvidas em relação ao que fazer. A entidade, que tem 4,5 mil associados, não soube informar quantos aposentados foram prejudicados. A assessoria de imprensa do Banco Itaú informou em nota que não havia ninguém do banco que pudesse comentar o assunto. A Funbep também não se manifestou sobre o problema, alegando que a assessoria de imprensa do Banco Itaú é que deveria passar as informações.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado