Tributária

Empresas optantes pelo Simples devem declarar IR até 31 de maio

Por: Eduardo Barros

SÃO PAULO – A entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) das empresas optantes pelo Simples ou inativas deve ser feita até o próximo dia 31 de maio. Já os negócios tributados pelo lucro real têm mais tempo, e podem enviar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) até 30 de junho.

Para quem descumprir os prazos, haverá multa de R$ 200, para a opção simplificada, ou de R$ 500, no caso da DIPJ, além de penalidade de 2% do valor declarado, por cada mês de atraso.

Envio é feito pela internet
Com a expectativa de receber cerca de 4 milhões de declarações, a Receita Federal lembra que todos os documentos precisam ser enviados pela internet, através dos programas encontrados em seu
site.

Vale lembrar que, muito embora não tenham ocorrido mudanças significativas em relação ao ano passado, a declaração simplifica de 2005 conta com uma nova ficha na qual devem ser especificados o Pedido Eletrônico de Restituição ou Ressarcimento e a Declaração de Compensação (Per/Decomps), ambos relativos às compensações realizadas durante o ano.

Cuidado na hora de preencher a declaração
A Receita Federal alerta a todos os contribuintes que tenham cuidado no preenchimento de suas declarações, pois qualquer equívoco pode fazer com que o governo entenda que a empresa não quitou determinado tributo, provocando sua inclusão na lista de inadimplentes do Fisco.

Entre as adversidades de ser considerado um devedor da Receita, está a impossibilidade de obter a certidão negativa exigida para concretizar alguns negócios ou para participar de licitações, por exemplo.

Para evitar este problema, os especialistas lembram que é importante comparar as informações declaradas na versão simplificada ou na DIPJ, com dados enviados em anos anteriores, ou mesmo presentes nas declarações pessoais dos sócios da empresa.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado