Artigos

QUOCIENTES E ANALISE CONTABIL

Quando  se  deseja  compreender  o  que  significa  a  informação contabilística, especialmente a espelhada nas demonstrações usuais, apela-se para o critério de quocientes .

O quociente é uma comparação que visa a saber quantas vezes um valor representa em relação
a outro, por efeito de uma divisão ; ou seja, quantas vezes um valor está contido em outro .

Assim, se desejarmos conhecer quantas vezes o que se deve a terceiros pode estar contido no que se tem como recurso para pagar, extrai-se um quociente e que é o de liquidez .

Exemplificando :

Valores que tenho em dinheiro ou em títulos que o representam

Valores que tenho a receber de clientes

Valores de mercadorias que posso vender

Valores que tenho que pagar a terceiros por compras

Valores que tenho a pagar a terceiros por empréstimos

A : B = QL

O quociente , no caso, não se deve examinar apenas sob o angulo aritmético, mas, especialmente, sob aquele patrimonial .

Os números são apenas medidas, nada mais ; são expressões quantitativas de acontecimentos que sucedem .

No caso, ao se cotejar os valores a receber com aqueles a pagar tem-se a noção da potencialidade de resgate da empresa .

Se o grupo A, no exemplo, for de $400.000,00 e se o grupo B for $200.000,00, a relação será 2 e indicará que existe o dobro de recursos para pagar-se o que se deve .

Tal relação, todavia, partindo de dados estáticos, pode apresentar defeitos, ou seja, o que se vai receber pode ocorrer em 190 dias e o que se deve pagar é exigível em 30 dias ; nesse caso deixa de haver uma capacidade imediata de pagar ou liquidez, embora, a maior prazo tal capacidade exista .

Outros problemas podem decorrer dos riscos que possam existir sobre os recursos a serem transformados em dinheiro, como, por exemplo, o cliente que não paga, a mercadoria que estraga ou não se consegue vender etc.

Existem, pois, certas restrições no regime analítico e que devem ser consideradas .

Um quociente isolado, por si só, não tem condições de oferecer conclusões de maior amplitude e a análise requer muitos deles .

Na análise cientifica, de maior profundidade, é necessário usar modelos de comparação e tais modelos são inspirados em axiomas e teoremas .

A tarefa analítica é deveras muito séria e requer muito estudo, sendo uma das especialidades mais refinadas no campo da Contabilidade .

Print Friendly, PDF & Email

Comentário fechado