Tributária

Chávez vai criar imposto para exploração de petróleo por estrangeiros

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou hoje que a Venezuela vai criar um novo imposto sobre a exploração de petróleo por companhias estrangeiras.
"Nós vamos criar um novo imposto chamado imposto sobre extração", afirmou ele. "As companhias que exploram petróleo na Venezuela estão fazendo muito dinheiro", disse.
Durante o programa de rádio "Alô, Presidente", Chávez disse que o imposto vai render US$ 1 bilhão em receitas para o país. Ele, no entanto, não deu mais detalhes sobre a nova taxa.
O presidente também afirmou que a alíquota do imposto cobrada sobre o faturamento com a exploração do petróleo na região do rio Orinoco deve subir de 34% para 50%. Outra idéia, disse, é aumentar os tributos cobrados sobre o gás.
Chávez ainda elogiou o presidente da Bolívia, Evo Morales, que nacionalizou na semana passada as reservas de petróleo e gás do país vizinho.
"Espero que todos os bolivianos vão entender que isso é vital para o futuro da Bolívia assim como o que estamos fazendo é vital para o futuro da Venezuela", disse.
Morales transferiu para a Bolívia o controle acionário de empresas de petróleo e gás estrangeiras e agora deve negociar novos preços para a exploração desses combustíveis.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado