Corporativa

Emissão de certificados digitais vai beneficiar 110 mil contabilistas

São Paulo –

Uma parceria entre a Serasa e o Conselho Regional de Contabilidade-SP vai beneficiar mais de 110 mil contabilistas em São Paulo, com a emissão de Certificados Digitais em condições especiais para os profissionais registrados. Os certificados digitais solicitados por meio do site http://www.crcsp.org.br/ serão emitidos no posto de atendimento instalado pela Serasa na própria sede do CRC-SP.

Em 2005, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu, por meio da resolução 1020, a escrituração fiscal em forma eletrônica. Essa resolução estabelece os critérios e procedimentos para a escrituração contábil em forma eletrônica e a sua certificação digital, sua validação perante terceiros, manutenção dos arquivos e responsabilidade do contabilista.

A partir desta resolução, é permitida a escrituração contábil em forma eletrônica e a emissão de livros, relatórios, peças, análises, mapas demonstrativos e demonstrações contábeis assinados digitalmente com certificados ICP-Brasil. As Juntas Comerciais estão se modernizando para se adequar ao recebimento dos registros fiscais eletrônicos cujo layout já foi definido pelo DNRC – Departamento Nacional de Registro do Comércio.

A Serasa está realizando palestras e seminários sobre Certificação Digital com o objetivo de disseminar entre os contabilistas o conhecimento desta tecnologia, bem como suas aplicações. Atualmente a utilização dos certificados digitais para a assinatura eletrônica de alguns documentos já se tornou uma exigência da Receita Federal.

Desde 2005, segundo a Instrução Normativa SRF 482, de 21 de dezembro de 2004, as organizações com receita bruta superior a R$ 30 milhões ou débitos declarados superiores a R$ 3 milhões deverão enviar, mensalmente, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), via internet, obrigatoriamente, mediante a utilização de certificado digital. O certificado pode ser um e-CPF ou e-CNPJ A3 ou A1.

Por meio de seu portfolio, a Serasa, primeira empresa privada homologada pelo Governo Federal para emitir certificados digitais no âmbito da ICP-Brasil, e credenciada para emitir todos os tipos de certificados digitais previstos na legislação brasileira, oferece uma gama de soluções de negócios e serviços, integrando a certificação digital nos mais diferentes processos. Essa oferta inclui consultoria, assessoria, integração, desenvolvimento sob medida, treinamento e outsourcing.

?A Serasa está fortemente envolvida e comprometida com a disseminação, massificação e uso dos certificados digitais, visando oferecer ao mercado uma solução confiável de identificação e segurança para comunicação e transações por meios eletrônicos?, diz Dorival Dourado, diretor de Operações de Telemática da empresa.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado