Tributária

Venezuela passa a fazer parte do Mercosul a partir de terça

Os presidentes dos países membros do Mercosul assinam nesta terça-feira, em Caracas, o protocolo de adesão que permitirá a entrada da Venezuela no bloco econômico. A entrada será feita de forma gradual e será concluída dentro de quatro anos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, participarão da reunião. Também estarão presentes os presidentes dos outros integrantes do Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de Evo Morales, da Bolívia, país associado ao bloco.

O protocolo de adesão da Venezuela foi firmado em junho pelos ministros de Relações Exteriores dos países membros. Agora, será ratificado pelos presidentes. O documento define os compromissos, as etapas do processo de integração, os prazos para a adoção da tarifa externa comum (TEC) do bloco e para a liberalização do comércio com os demais integrantes.

De acordo com o documento, até 2010 Brasil e Argentina deixarão de cobrar tarifas de importação a produtos venezuelanos, à exceção de uma lista de mercadorias sensíveis. Em 2012, exportações brasileiras e argentinas, também com a exceção de produtos sensíveis, entram com tarifa zero na Venezuela.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado