Corporativa

Abrir empresa no País leva 50 dias

Laura Ignacio

O empresário brasileiro leva, em média, 50 dias para abrir uma empresa no País. O dado consta de um levamento da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), que contradiz um estudo recente do Banco Mundial, que coloca o Brasil como um dos países mais burocráticos do mundo. Pelo estudo da instituição, é necessário esperar 152 dias para formalizar um negócio no País.
O presidente da Fenacon, Carlos José de Lima Castro, credita a diferença nos prazos às amostra analisadas em cada trabalho. Segundo ele, o Banco Mundial consultou escritórios de advocacia, apenas, que lidam com grandes empresas. Mas quem abre a maioria das empresas nacionais ? cerca de 80% são micros e médias ? são os escritórios de contabilidade. "Pedi para todos os sindicatos de empresas contábeis do País me responderem as mesmas perguntas que o Banco Mundial fez aos advogados", explicou Castro.
De acordo com o levantamento da Fenacon, em Alagoas, a demora é de 124 dias, no Rio Grande do Sul é de 67, no Mato Grosso, de 22, e em São Paulo, de 50 dias. Isso ocorre por causa das diferenças sócio-econômicas e culturais no País, que influenciam no número médio de dias para se abrir uma empresa em cada estado brasileiro.
Conforme análise das respostas às perguntas feitas sobre as etapas para a abertura de empresas, no Estado de São Paulo, o gargalo é a obtenção do alvará de funcionamento e demais licenças necessárias à sua emissão (alvarás do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e outros órgãos ou entidades, de acordo com a atividade), o que leva 30 dias, em média.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado