Corporativa

Contador focado no setor pode tornar-se curinga para firma

MARIANA DESIMONE
Escolher um contador que atenda às expectativas do empreendedor é um desafio. Com margens de lucro cada vez mais apertadas, é importante estar certo de que o valor investido no serviço será bem aplicado, e o retorno, satisfatório.
A maior dificuldade nessa empreitada é definir que critério usar para peneirar tantas opções presentes no mercado. "No Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], não indicamos contadores", adianta o consultor Alexandre Araújo de Souza.
Ele sugere, porém, que seja um profissional que conheça bem o segmento da empresa. "Indústrias, por exemplo, precisam de inventários de estoque. O contador que entende dessa área consegue ajudar bastante o empresário", diz.
O coordenador do curso de ciências contábeis da PUC-SP, Geraldo Gianini, também mira para esse indicador como critério de escolha. "O contador não pode se limitar à escrituração, mas tem de conseguir aconselhar o empresário também nas áreas de gestão e investimentos", sugere Gianini, que aposta na funcionalidade dos contadores especializados.
Um exemplo de escritório que atua focado em um segmento é a Práxis Contabilidade. Ela é especializada em serviços para postos de gasolina e conta com 200 clientes na área.
O proprietário da empresa, Rubens José dos Santos, conta que, quando começou, atendia a todos os tipos de negócio. "Mas, com a expansão dos clientes de postos, deixei os outros em segundo plano. Com maior especialização, empresários de outras cidades passaram a procurar nosso serviço."
Um dos clientes de Santos é Dever Gabriel, 28, dono de um posto de combustíveis na Grande São Paulo. Ele conheceu a Práxis por indicação de sua distribuidora de gasolina e se diz satisfeito com o serviço. "O preço não é barato nem caro, é justo. Não tenho dor de cabeça", pondera. E emenda: "Com fiscalizações regulares, é tranqüilizador ter a certeza de que, se houver problemas, a firma nos envia na hora um funcionário".
A Contatur é outro escritório que aposta na especialização e presta serviços contábeis para 300 agências e operadoras de viagem. "Fazemos estudos e levantamentos para dar mais segurança aos clientes", diz a gerente da firma, Neia dos Santos.

Print Friendly, PDF & Email

Comentário fechado