Corporativa

Auditores independentes terão de se adequar às normas internacionais de contabilidade

Rio de Janeiro – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou hoje (3) em audiência pública documento que define a necessidade de treinamento dos auditores independentes, diante da adoção do padrão contábil internacional no Brasil.
As sugestões deverão ser encaminhadas à CVM até o próximo dia 6 de março, informou a assessoria de imprensa do órgão, responsável pela fiscalização do mercado de capitais brasileiro.
A decisão da CVM considera que, a partir de 2010, as demonstrações financeiras das companhias abertas brasileiras deverão obedecer aos padrões internacionais fixados pelo International Accounting Standards Board (Iasb). Assim, os auditores independentes devem se submeter a um programa de educação continuada, seguindo diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade.
Como os auditores independentes terão de emitir opinião sobre a adequação das demonstrações financeiras das companhias brasileiras às normas internacionais, entre outras atividades, a CVM avalia que eles precisam ter conhecimento e domínio sobre os padrões contábeis vigentes atualmente no mercado externo.

Print Friendly, PDF & Email

Comentário fechado