Tributária

Agenda da malha fina está lotada

Apesar da intenção de antecipar a saída do contribuinte da malha fina do Imposto de Renda, a Receita Federal não conseguiu atender à demanda na primeira semana de vigência do agendamento via internet para atendimento nos postos do fisco.
Segundo a Receita, embora tenham sido disponibilizados 20.700 horários de atendimento, a procura superou a oferta inicial e boa parte das pessoas não conseguiu agendar a apresentação de documentos. "Ainda não sabemos exatamente qual vai ser a demanda, porque vale para as declarações retidas desde 2005 ainda não regularizadas. Além disso, houve um número recorde na malha fina em 2009", diz Marcelo Lins, coordenador de Arrecadação e Cobrança da Receita.
O número de pessoas que caíram na malha quase triplicou no ano passado, alcançando 1 milhão de declarações, ante 360 mil retidas em 2008. Segundo Lins, mesmo com o aumento das retenções, o número de horários agendados foi limitado para evitar uma sobrecarga nos postos da Receita, que precisam atender a outras solicitações.
O coordenador afirmou que o órgão está monitorando o fluxo de agendamentos e determinará a abertura de novas vagas nos horários de menor movimento e nas delegacias onde houve maior número de pedidos. Nas capitais e nas maiores cidades, o atendimento nos postos da Receita vai das 7h às 19h. Nas cidades menores, onde o atendimento funciona por quatro horas, o expediente poderá ser ampliado.
Para apressar a saída da malha fina e o recebimento de eventuais restituições, os contribuintes podem realizar o agendamento no site http://www.receita.fazenda.gov.br/, em "Extrato do IR". Além disso, é preciso preencher o Termo de Atendimento e Intimação no sistema Malha Fiscal para fazer o pedido de antecipação e acessar a respectiva lista de documentos exigidos pelo fisco.
Espera
Para Lins, como não serão abertas novas vagas agora, os contribuintes deverão ter paciência. "Será preciso continuar as tentativas de agendamento até que um horário próximo esteja disponível, mesmo porque o atendimento da malha só é realizado por agendamento", afirma.
Os solicitantes que conseguirem acessar o sistema e marcar o atendimento receberão um lembrete da Receita na véspera, por meio de uma mensagem de texto no celular. Não poderá ser feita depois uma retificação.

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