Tributária

Queda de sistema paralisa serviços da Receita Federal

Caio Cigana
Um problema em um servidor da base de dados na Receita Federal em São Paulo derrubou o sistema do órgão a partir das 14h55 da tarde desta quinta-feira em todo o país e paralisou serviços como regularização de CPFs para pessoa física, adesão ao Simples Nacional por pessoas jurídicas, obtenção de certidões negativas e parcelamento de débitos previdenciários.
Segundo o chefe da Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Delegacia da Receita em Porto Alegre, Cesar Urbano Correa, a expectativa é que o sistema volte a operar até sexta-feira. Mesmo assim, a principal preocupação é com a adesão ao Simples, cujo prazo encerra nesta sexta-feira.
Correa observa que, apenas em Porto Alegre, estavam agendadas para esta quinta-feira 61 atendimentos relacionados ao Simples. Para esta sexta-feira, seriam mais 80. Ele acrescenta que, por enquanto, não há informação sobre uma possível prorrogação do prazo. Contando com a solução do problema, Correa assegura que todos os atendimento que não foram feitos nesta quinta serão transferidos para esta sexta.
Procurada, a Receita Federal em Brasília se limitou a informar que a falha estava sendo solucionada e a previsão era de o sistema operar normalmente nesta sexta-feira. A assessoria de imprensa da autarquia confirmou ainda que não deve haver prorrogação do prazo de adesão no Simples.

Print Friendly, PDF & Email

Comentário fechado