Adm. Tributária

Empresários brasileiros buscam aliviar carga tributária com planejamento

As festas de fim de ano acabaram e o começo do novo ano é sempre o mesmo para os contribuintes brasileiros: é chegado a hora de pagar os impostos como o IPTU, IPVA, fora os gastos com as matrículas e os materiais escolares que também sofrem altas tarifações. Assim como na vida pessoal é necessário planejar os gastos com as festas, pois é sabido que logo no começo do ano os impostos irão chegar, as empresas também precisam de planejamento.

O consultor Márcio Nobre, da Nobre Empresarial, explica que as pessoas têm o costume de planejar no fim de ano o que querem, como vão conseguir, mas esquecem de fazer isso com os tributos empresariais. ?No Brasil, paga-se muitos impostos, taxas e contribuições e com isso, diversas corporações quebram. Temos cases que mostram empresas que poderiam não ter se prejudicado caso tivessem feito o planejamento tributário?, diz.

Atualmente, os empresários brasileiros vêm incorporando na gestão empresarial a administração do ônus tributário, pois segundo dados do IBGE o percentual tributário no PIB (produto interno bruto) é de 36%. ?Nos últimos tempos, o governo disponibilizou algumas formas de renegociações, como por exemplo, o Refis da Crise. Mas, o planejamento tributário é a melhor forma de solucionar e estruturar as cargas tributárias de maneira lícita?, afirma o consultor.

O planejamento tributário é um sistema legal que permite a redução de tributos, conseqüentemente é uma forma das empresas aumentarem seus lucros podendo investir em desenvolvimento. ?A redução da carga tributária deve fazer parte do cronograma de ações das empresas, pois diminui os gastos desnecessários, aumenta o poder de competitividade do produto no mercado e ajuda na sobrevivência?, conclui.

Regime de Tributação

Começo de novo ano e as empresas têm a preocupação de definir sobre qual regime tributário é mais adequado para as suas atividades: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido? Segundo Nobre, é nesse momento que é fundamental um consultor tributário, pois ele definirá qual melhor estratégia tributária.

?As empresas só podem mudar e decidir qual é o melhor tipo de regime tributário no começo de cada ano. É nessa hora que o consultor tributário analisará a lucratividade, terceirização, folha de pagamento, entre outros fatores, e fará o planejamento. Essa tomada de decisão implica no preço final do produto e no aumento das vendas?, conclui.

Print Friendly, PDF & Email

Comentário fechado