Tributária

Receita Federal promove palestra sobre a DIPJ 2010 para contadores

A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade ? CRC, promoveu, no dia 4 de junho, no auditório do Serviço Social do Comércio-SENAC, palestra sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, para contadores no Estado.
O evento foi ministrado pelo Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Pedro Eugênio Barbosa Machado, e teve como objetivo apresentar o Programa Gerador da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica ? DIPJ, exercício 2010, ano-calendário 2009. Estiveram presentes 73 profissionais da Capital e de outros municípios.
O palestrante falou sobre as principais alterações da legislação e do programa, e destacou a importância da função importar, que permite a transferência de dados para a DIPJ de empresas que possuem escrituração em meio magnético, sem a necessidade de digitar essas informações. Pedro Eugênio observou que essa ferramenta foi disponibilizada em 2009, mas poucos contadores têm usado o recurso.
Para utilizar a ferramenta importar, o contador precisa criar de acordo com as instruções disponíveis no ?ajuda? ao programa um arquivo com os dados a serem inseridos na declaração, e a partir daí importar as informações escrituradas para a DIPJ. ?Como se vê, a operacionalização da ferramenta é extremamente fácil e agiliza em muito a elaboração da declaração? ? comentou o palestrante.
O prazo para a entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica vai até o dia 30 de junho. A empresa que atrasar a entrega da DIPJ fica sujeita à uma multa de 2% (dois por cento) ao mês ou fração, limitada a 20% do imposto apurado. O valor mínimo da multa é de R$ 500,00 (inciso III, e § 3º, inciso II do artigo 7º, da Lei nº 40.426, de 2 de abril de 2002).
Dúvidas podem ser dirimidas no Plantão Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, pelo fone 3901-1287, ou pessoalmente, no horário das 8h às 12h, nos dias de expediente.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado