Tributária

Nova ferramenta da Receita para retificar declarações já foi usada por 7 mil contribuintes

Brasília – O lançamento da ferramenta Retificadora Online para os contribuintes que optaram pela declaração simplificada é mais um passo da Receita Federal no sentido de disponibilizar na internet cada vez mais ferramentas que permitam ao cidadão resolver ?pendengas? com o Fisco.
Antes mesmo de ser anunciada, 7 mil contribuintes fizeram a retificação da declaração online desde o último final de semana, segundo informou a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardozo.

Segundo ela, são pessoas que por algum motivo visitaram o site da Receita e descobriram a novidade. A medida não traz benefícios apenas para as pessoas, mas também para a Receita , que passa a remanejar um número maior de servidores para outros tipos de atividades.

Todas as ferramentas estão sendo disponibilizadas no Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC), um ambiente na página da Receita na internet que permite ao cidadão acompanhar como anda a declaração do imposto de renda, as pendências, se tem imposto a pagar, quais programas de computador deve usar para enviar os dados à Receita, entre outras coisas. Para isso, é necessário estar de posse de um código gerado na própria página da Receita.

Segundo a coordenadora, o fato de o Fisco estar oferecendo mais serviços online reduziu o prazo médio de espera no atendimento, aumentaram a transparência e o conforto para as pessoas, além do estímulo à autorregularização dentro da política de educação fiscal.

?O grande desafio foi reduzir o tempo de atendimento presencial. No ano passado a meta era atender o contribuinte em 25 minutos, em 20 minutos neste ano e em 15 minutos em 2011. Só que já chegamos já a quase 15 minutos agora em 2010?, disse.

A coordenadora destacou também a importância do aumento dos serviços prestados pelo órgão na internet e informou que, na semana de 26 de abril a 3 de maio de 2010, período entre o prazo final da entrega da declaração deste ano e imediatamente após a data limite, o termo Receita Federal ocupou o sétimo lugar no ranking mundial de buscas no Google, segundo o site britânico The Independent.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado