Corporativa

Convênio CFC e Fipecafi/USP

CFC renova convênio com Fipecafi

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) renovou o convênio com a Fipecafi para a realização dos seguintes cursos a distância: Redução ao Valor Recuperável de Ativos, Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Tópicos de Contabilidade Internacional, Contabilidade Societária: Uma Nova Abordagem e Demonstrações dos Fluxos de Caixa são os temas dos novos cursos a distância que os contabilistas têm à disposição, com valores subsidiados.

Os cursos fazem parte do convênio firmado entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) – da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Em 2008, quando foi assinado o convênio, a presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, afirmou que a formação profissional continuada é uma preocupação do CFC. Conheça, a seguir, um pouco de cada um dos novos cursos:

Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Este curso tem por objetivo fornecer aos participantes subsídios necessários à compreensão e à aplicação do pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC 01 e da Norma Internacional de Informação Financeira IAS 36. Serão apresentados aspectos conceituais, tópicos especiais e casos práticos de aplicação das normas, entre outros tópicos relevantes. Os professores-autores são Ariovaldo dos Santos e Guillermo Braunbeck. A carga horária estimada é de 16 horas/aula.

Demonstração do Valor Adicionado

Com autoria dos professores Ariovaldo dos Santos, Fabiana Lopes da Silva e Patricia dos Santos Vieira, o curso tem por objetivo fornecer ao contabilista o conhecimento necessário para a elaboração e interpretação da Demonstração do Valor Adicionado. Carga horária estimada é de 24 horas/aula.

Demonstrações dos Fluxos de Caixa

O objetivo do curso é fornecer ao participante o conhecimento necessário à elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa. Serão apresentados aspectos conceituais, exemplos práticos e aspectos específicos, entre outros tópicos relevantes. Com autoria dos professores Ariovaldo dos Santos, Bruno Meirelles Salotti e Eric Aversari Martins, a carga horária estimada é de 24 horas/aula.

Tópicos de Contabilidade Internacional

Nesta disciplina serão abordadas as dificuldades da contabilidade no cenário internacional, os principais entraves para a superação destes e a evolução da contabilidade internacional que conduz para uma harmonização das normas contábeis entre os países. Os professores-autores serão Nelson Carvalho e Bruno Meirelles Salotti e a carga horária estimada é de 48 horas/aula.

Contabilidade Societária: Uma Nova Abordagem

Com autoria dos professores Ariovaldo dos Santos e Roberta Carvalho de Alencar e carga horária de 24 horas/aula, o curso Contabilidade Societária: Uma Nova Abordagem pretende discutir os novos conceitos da avaliação e registro das transações empresariais, em razão das mudanças ocasionadas pela Lei 11.638/07, Lei 11.941/09 e procedimentos do CPC.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado