Corporativa

CÂMARA DE AUDITORES INDEPENDENTES DISCUTE RELATÓRIO E EMISSÃO DE TRÊS NOVOS COMUNICADOS TÉCNICOS DE ORIENTAÇÃO

As discussões técnicas da última reunião da Câmara dos Auditores Independentes – CAIND deste ano concentraram-se nas modificações decorrentes da aprovação das NBC’s TA 700, 705, 706, 710 e 720, e o impacto no trabalho dos auditores independentes , além da emissão nos próximos dias de três comunicados técnicos de orientação aos auditores independentes com referência à emissão dos relatórios dos auditores.
A apresentação e debate dos temas foram conduzidos por Claudio Gonçalo Longo, coordenador do Comitê de Normas de Auditoria – CNA, da 5ª Regional do Ibracon, responsável pela revisão da tradução dessas normas elaboradas pela Federação Internacional de Contadores – IFAC.
Ariovaldo Guello, diretor de administração e finanças da 5ª Regional, participou ativamente dos debates e esclarecimentos das questões colocadas pelos participantes.
Claudio discorreu sobre o novo conteúdo do relatório do auditor independente chamando a atenção dos presentes para cada parágrafo e explicando os textos e a necessidade dos profissionais evitarem a todo custo alterar os parágrafos considerados padrão, de maneira a tornar mais fácil a leitura pelos usuários finais.
Aproveitou a oportunidade para enfatizar e discutir com os associados presentes o segundo e terceiro parágrafos do relatório sobre a responsabilidade da administração e dos auditores independentes. Em seguida, apresentou o parágrafo de opinião e concluiu a apresentação deste relatório.
O expositor comentou ainda sobre aspectos do processo de convergência das normas internacionais de contabilidade para as normas brasileiras e as exigências e particularidades da CVM, BACEN e SUSEP e outras agentes reguladores.
Por conta de alguns assuntos que entrarão em pauta refletindo nas atividades de encerramento do exercício, o Ibracon decidiu emitir os Comunicados Técnicos para permitir aos auditores independentes um melhor conhecimento sobre as ações a serem tomadas na emissão de seus relatórios.
O presidente da 5ª Regional, Walter Andreoli encerrou o encontro comentando sobre as realizações do Ibracon em 2010.
Fonte: Comunicação Ibracon

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado