Corporativa

IAASB divulga propostas para novo relatório do auditor

Até o final de novembro, interessados podem ver as propostas e comentá-las

Na última quinta-feira (25) o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) divulgou uma Minuta de Exposição das propostas para mudanças no relatório dos auditores.

Para o presidente do IAASB, Arnold Schilder, “essas mudanças são fundamentais para o valor percebido da auditoria de demonstrações financeiras e, assim, para a continuidade da relevância da profissão”. “Esperamos que os padrões novos e revisados propostos resultem em mudanças significativas na forma de como os auditores contemplam as informações e como as comunicam com o público usuário de seus relatórios”, explicou.

As deliberações do IAASB sobre as novas normas de auditoria e a revisão das propostas foram realizadas por uma pesquisa internacional, com duas consultas públicas, incluindo três mesas-redondas públicas realizadas em 2012 e juntamente com as 165 respostas do “Convite para Comentários” (ITC).  “Os sinais destas respostas são claros. A mudança é essencial e há apoio para o caminho escolhido pelo IAASB e para uma solução global. Desafios existem,  mas eles podem ser superados”, acrescentou Schilder. A minuta inclui, ainda, propostas para um novo ISA (International Standards on Auditing). Nelas, estão contempladas  exemplos de relatórios que ilustram a aplicação das novas normas de auditoria e revisão propostas em várias circunstâncias.

Valdir Coscodai, membro do IAASB (Comitê Internacional de Normas de Auditoria da IFAC) e da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon, comenta que o atual modelo tem muitas virtudes e tem sido utilizado há longa data em um grande número de países. Neste momento, entretanto, pesquisas e sondagens do IAASB indicaram que, embora a opinião do auditor seja muito valorizada, muitos percebem que o relatório de auditoria poderia ser ainda mais informativo. “Os usuários estão pedindo mais informações para apoiar suas tomadas de decisões”, diz.

Coscodai acrescenta que mudanças são necessárias e que, nesse sentido, o ITC estabelece uma proposta para o futuro relatório de auditoria. “O IAASB já identificou uma série de melhorias no relatório do auditor sem necessariamente mudar as normas de auditoria e buscará compreender melhor se os usuários (investidores, reguladores e preparadores) acreditam que essas mudanças agregarão valor ao relatório e que estão na direção correta”, declarou.

Para ter acesso à Minuta de Exposição e comentá-la, o que pode ser feito até o dia 22 de novembro de 2013, clique aqui.

viaIAASB divulga propostas para novo relatório do auditor | IBRACON.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado