Tributária

ORIENTAÇÕES AOS CONTRIBUINTES SOBRE O PROTESTO DE CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA DE ICMS E DE IPVA

A Advocacia Geral do Estado – AGE encaminha, com fundamento na Lei Estadual nº 19.971/2011 e Decreto Estadual nº 45.989/2012, Certidões da Dívida Ativa –  CDA’s para os Cartórios de protesto  de títulos. As referidas CDA’s se referem aos créditos tributários oriundos de ICMS e IPVA não quitados na época própria.

Após a apresentação da CDA, pelo envio eletrônico do arquivo aos cartórios, e antes de registrado o protesto, o pagamento à vista somente poderá ocorrer no cartório competente.
Após a lavratura e registro do protesto, o pagamento à vista deverá ser efetuado mediante DAE emitido pela Administração Fazendária – AF ou Advocacia Regional do Estado – ARE do município do contribuinte. Neste caso, o cancelamento ocorrerá após o pagamento dos emolumentos cartorários, taxas e demais despesas previstas em lei.

O parcelamento do crédito poderá ser concedido após o registro do protesto, nos termos da legislação pertinente, pelas Administrações Fazendárias – AF’s do município do contribuinte.
Efetuado o pagamento da entrada prévia relativa ao parcelamento, será enviada, por meio eletrônico, autorização para o cancelamento do protesto, que somente deverá ser efetivado após o pagamento dos emolumentos, taxas e demais despesas previstas em lei.

TODOS OS SERVIDORES RESPONSÁVEIS PELA ARRECADAÇÃO ESTÃO APTOS A PRESTAREM TODAS AS INFORMAÇÕES.

Os endereços e telefones das AF’s para os contribuintes interessados em pagamento à vista ou parcelado estão no link: http://www.fazenda.mg.gov.br/secretaria/enderecos/admfazendaria.html
Os endereços e telefones das ARE’S para os contribuintes interessados em pagamento à vista estão no link: http://www.age.mg.gov.br/institucional/endereco

viaAdvocacia Geral do Estado de Minas Gerais – AGE – ORIENTAÇÕES AOS CONTRIBUINTES SOBRE O PROTESTO DE CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA DE ICMS E DE IPVA.

Print Friendly, PDF & Email

Comentário fechado