Corporativa

IAASB divulga normas atualizadas para o relatório dos auditores

A divulgação foi feita no último dia 15/1, fruto de três anos de pesquisas.

O International Auditing and Assurance Standards (IAASB) divulgou as novas normas que visam uma transformação fundamental na estrutura do relatório do auditor,
com o objetivo de melhorar a comunicação com os usuários, investidores e analistas financeiros. A divulgação foi feita no último dia 15/1, fruto de três anos de pesquisas, para aplicação nos relatórios de 2017 sobre as demonstrações encerradas após dezembro de 2016.

Dentre as principais mudanças, destacam-se a inclusão de novas seções que tratam das Questões-Chave de Auditoria (Key Audit Matters), continuidade operacional e relatórios da administração, além de outras, como uma descrição mais abrangente em relação às responsabilidades do auditor e dos preparadores das demonstrações contábeis.

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil tem participado ativamente desde o inicio das discussões desse projeto no IAASB, através de respostas às audiências públicas que tratavam do tema, além de outras iniciativas, como por exemplo, a abordagem do tema na 4ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente promovida pelo Instituto, em agosto de 2014, para mais de 500 profissionais.

Na ocasião, o coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon, Wanderley Olivetti, falou sobre a participação ativa do Ibracon neste processo. “Essa participação é importante. Tem caráter educacional e nos coloca no centro dos debates. O Brasil não importa pura e simplesmente uma norma pronta. Nós participamos ativamente do processo de análise e oferecemos sugestões”, conclui.

viaIAASB divulga normas atualizadas para o relatório dos auditores | IBRACON.

Print Friendly, PDF & Email
Americanas

Comentário fechado