Tributária

Secretaria de Fazenda vai implementar Chave de Acesso Digital

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) vai implementar a Chave de Acesso Digital que permitirá aos contribuintes a utilização de serviços ofertados, no portal da pasta, por meio de um QR code. Será possível fazer pagamentos de impostos como IPVA e emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD). A ação faz parte da plataforma Rio Smart Hub, que tem a proposta de reunir e integrar soluções para prestação de um serviço mais eficiente para a população. As regras foram publicadas nesta segunda-feira, dia 23, por meio da Resolução Sefaz 90/19.

O aplicativo da Chave de Acesso Digital estará disponível nas principais plataformas para download no smartphone. Com o uso da tecnologia Blockchain, os dados serão registrados e armazenados com segurança no ambiente da Sefaz. As informações estarão protegidas, não permitindo que sejam apagadas ou alteradas. “Com essa tecnologia, vamos facilitar a interface fisco-contribuinte de forma segura e com agilidade, já que ele poderá acessar os serviços da secretaria por meio do smartphone. Encontram-se em desenvolvimento outras soluções de segurança que serão integradas ao acesso digital, como a biometria e o reconhecimento facial, garantindo processos mais controlados e eficientes”, explicou o subsecretário de Gestão e Tecnologia da Sefaz, Tarcísio Mureb.

A ideia vai ao encontro da busca crescente por inovações tecnológicas e desenvolvimento de políticas públicas com objetivo de atender às demandas da sociedade de forma ainda mais rápida e eficiente. Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Estado de Fazenda vem implementando uma série de medidas para facilitar a vida do contribuinte com o objetivo de tornar o acesso aos serviços mais fácil e, consequentemente, favorecer a autorregularização das empresas com o Fisco Estadual.

Comentário fechado