Tributária

Proprietários de veículos no Amazonas podem imprimir o CRLV na própria casa

Os proprietários de veículos do Amazonas também poderão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em papel comum na sua própria casa, com a mesma validade do documento oficial. O documento impresso em folha comum será validado por um QR Code específico. A inovação está disponível para pessoa física.
O proprietário de veículo também poderá emitir a segunda via pela internet, sem precisar agendar o atendimento e nem pagar taxa de vistoria, uma economia de R$ 160,92, além da praticidade de imprimir o documento de casa ou do local de trabalho em uma impressora comum. O documento para impressão está disponível por meio do APP “Carteira Digital de Trânsito” ou no portal de serviços do Detran-AM (https://digital.detran.am.gov.br/), após o cadastro. Confira o passo a passo ao final do texto.

Conforme a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como do seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Como solicitar o CRLV-e
O condutor deve realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que está disponível no Google Play (Android) e no APP Store (iOS), apenas para pessoa física. Depois de baixado, é necessário fazer o cadastro de usuário no próprio aplicativo e, então, adicionar o CRLV Digital, informando os mesmos dados. Para solicitar não é preciso possuir a CNH Digital e também não há necessidade de ir ao Detran-AM. O CRVL digital possui todas as informações do documento impresso e um QR Code, que pode ser lido para atestar a veracidade do documento em uma abordagem de trânsito.

O CRLV Digital pode ser compartilhado para até cinco pessoas, substituindo o documento físico, desde que o usuário/condutor também possua cadastro no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O usuário que receber o documento, por meio do compartilhamento, poderá apresentar a versão eletrônica em uma blitz.

O proprietário de veículo também pode imprimir o documento em papel comum após cadastro no “Detran Digital”. O primeiro passo é acessar o portal https://digital.detran.am.gov.br/, e escolher a opção “Fazer Cadastro”. Em seguida preencher os dados pessoais – o e-mail é obrigatório e é a partir dele que o usuário poderá recuperar sua conta-, “Salvar o Cadastro”.

Após salvar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação para confirmar o cadastro. Depois de realizar o cadastro no “Detran Digital”, o usuário acessa o portal na opção “Entrar”, informar CPF e senha onde terá acesso ao CRLV Eletrônico que também poderá ser impresso em folha comum.

FOTOS: Michell Mello/Secom
TEXTO: Assessoria de Imprensa do Detran-AM

Comentário fechado